sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 16/08/2013

Quem é o Senhor de Nossa Vida?

Texto Bíblico: Mateus 19.21-22: “Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas".

Reflexão: A palavra de Jesus atingiu o jovem em cheio. Como um raio corta os céus e ilumina a terra, a palavra do Senhor iluminou as trevas da vida daquele jovem que ansiava em encontrar o caminho para vida eterna. Aquele jovem tinha um coração disposto à adoração, tão disposto, a ponto de correr em direção a Jesus, ajoelhar-se aos seus pés e suplicar que o ensinasse sobre o caminho que desejava encontrar. Tudo isso publicamente, o que podia ser considerado uma blasfêmia, pois as atitudes feitas em público, como forma de adoração e subserviência diante de outro homem, coisa abominável para um judeu. Aquele homem estava disposto a ouvir o que Jesus tinha a lhe dizer, entretanto, ele não estava pronto para abrir mão do que era e do senhorio que reinava no mais escondido do seu ser. Jesus revelou seu segredo mais oculto, aquilo que estava por detrás da máscara da religiosidade que o jovem ostentava, "desde a sua mocidade". Mas os aspectos exteriores da religião que tanto deixavam orgulhoso, também o impedia de encontrar o caminho que tanto desejava. A riqueza tinha uma importância muito grande em sua vida, que o impedia de seguir a Jesus. A riqueza não é impedimento para uma pessoa encontrar a Deus e não devemos entender a conclusão desta parábola como a base do ensino cristão para uma maior atenção pobreza. A exortação do Senhor é um sinal para desenvolvermos atitudes que privilegiem a presença de Jesus em nossas vidas mais que qualquer coisa. Ser rico não é ruim e nem pecado, assim como ser um profissional, como ser um esposo, como ser um pai, também não são. O problema acontece quando colocamos a riqueza, a profissão, nossos familiares, ou qualquer outra coisa, acima do nosso amor por Jesus. Ai se torna um pecado, porque nos afastamos de d'Ele e transformamos a nossa fé e nosso amor pelo Senhor em algo de menor valor. Se Jesus é o Senhor da nossa vida colocar qualquer outra coisa como prioridade, torna-se-á uma idolatria e teremos outros deuses em nossa vida. Foi isso que Jesus viu no coração do jovem, uma idolatria disfarçada de riqueza. Resta-nos uma pergunta: O que Ele vê no nosso?

Oração: Amado Jesus, ajuda-nos a enxergar o que move a nossa fé, de forma que não tenhamos outros deuses além de ti em nossa vida. Que teu Espírito Santo dirija o nosso coração e a nossa mente através da tua palavra, para que nunca esqueçamos quem é o Senhor de nossa vida. É o que oramos em teu nome. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti