segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 12/08/2013

A Paz Começa em Nós

Texto Bíblico: 1º Samuel 26.22-23: “Davi, então, respondeu e disse: Eis aqui a lança, ó rei; venha aqui um dos moços e leve-a. Pague, porém, o Senhor a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te havia entregado, hoje, nas minhas mãos, porém eu não quis estendê-las contra o ungido do Senhor”.
Reflexão: A relação entre Davi e Saul era algo bastante interessante de observar. Enquanto o rei Saul buscava Davi por todos os lugares tentando matá-lo, Davi se escondia do rei, e, por várias vezes, teve a oportunidade de tirar a vida dele e não o fez. Ele tinha consciência de que Saul havia sido escolhido pelo Senhor para ser o rei de Israel e, por isso, tratava-o com toda dignidade, honra e respeito que um rei merecia. Mesmo quando seus soldados o incentivavam a tomar a vida de Saul, ele sempre foi leal a ele. Manter a lealdade aos nossos princípios, mesmo quando somos perseguidos e caluniados é algo bastante complicado. Precisamos de uma força sobre-humana para que sejamos íntegros em nossas atitudes, revelando o que cremos e o que somos. Davi apelou para o bom senso de Saul sobre as atitudes e as coisas que eram certas ou erradas. Em todos os conflitos, como Davi, devemos buscar, a todo momento, gerar condições de comunicação para que a paz seja restabelecida. Se paz depender de nossos atos e de nossa disposição, devemos ter com todos. É o que nos ensina o Senhor. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, precisamos nos fazer ser ouvidos, para que conheçam a nossa perspectiva sobre a situação. Quando nos propusemos a resolver os nossos conflitos, precisamos ter em mente que se somos nós que erramos, precisamos prestar contas e restaurar o que fizemos. Oferecer o perdão e a reconciliação serão sempre atos que geram confiança e permitem que alcancemos o coração do nosso próximo. Nunca seremos capazes de grandes atos de amor ao nosso próximo, se não nos dispusermos a enxergá-los como o Senhor os enxerga. É assim que construiremos a solução para cada um dos nossos conflitos, revelando a face do Senhor em nossa vida. Comprometimento com o Senhor e com nosso próximo, desejo de restaurar a paz, acima de qualquer coisa, deve fazer parte dos nossos sentimentos e, principalmente, de nossas atitudes.
Oração: Senhor querido, ajuda-nos a ser verdadeiros ministros da reconciliação e instrumentos da tua paz para o mundo. Que as nossas relações sejam sempre um exemplo da ação de teu Espírito, sempre construindo elos de união e paz. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti