Diminuindo para Jesus Crescer
Texto Bíblico: Mateus 26.39: "E, indo um pouco adiante, Jesus prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres".
Reflexão: Jesus desejou que o cálice que ia tomar fosse afastado e clamou ao Pai para ver se a sua vontade poderia ser atendida. Entretanto, a oração não teve a acolhida do Pai e não teve outro jeito, a humanidade não pode ser redimida de outra forma. A vontade do Pai era aquela e Jesus renunciou a sua vontade para viver a d'Ele: "não seja como eu quero, mas como tu queres". Aqui se revela a completa renúncia à vontade humana!. A oração do Getsêmani nos ensina a desconfiar do nosso coração enganoso e das nossas vontades egoístas. Naquele dia no Jardim, Jesus tomou a decisão que influenciou as nossas orações para o resto de nossas vidas. Ele nos mostrou um caminho que nos faz desapegar de todas as coisas que nos impede de entregar a nossa vida à vontade do Pai. E a vontade do Pai só será feita em nossa vida, quando nós desapegarmos da nossa. Como João Batista afirmou: "Convém que eu diminua para que Ele cresça".Entretanto, ela só será realidade em nossa vida quando renunciarmos as nossas vontades, desejos e algumas vezes, a própria vida, pois só assim Cristo viverá através de nós. Jesus nos ensinou que permanecer com Ele no Jardim, caminhar até o Calvário, morrer, descer a tumba e ressuscitar com Ele, nos concede a oportunidade de aprender através de suas palavras e mais, torná-las reais em nossa existência. Assim, orando com as palavras d'Ele, a sua vontade será a nossa e o Pai será glorificado através da nossa própria vida. Rendidos a uma autoridade maior, cumpriremos a missão que Ele nos deu e seremos seus instrumentos num mundo tão carente da graça de Deus. A renúncia de nossas vontades nunca será uma escolha fácil de tomar e nem vai ser uma decisão rápida. Jesus nos mostra isso quando suou sangue, tamanho foi o seu sofrimento no jardim. Ele nos proveu do livre arbítrio, por isso, abrir mão de nossa capacidade de tomar decisão, de escolher o nosso caminho e viver conforme aquilo que pensamos, é algo imensamente difícil. Mas precisamos continuar no jardim, acordados, observando a cena da renúncia do humano, para que o divino cresça e dirija a vontade do Senhor. Aprendamos com Cristo, pois quando orarmos desta forma, renunciaremos a nós mesmos, para que Ele viva através de nós.
Oração: Senhor Jesus, a insegurança toma conta de nossa mente e o medo paralisa nossos passos, pois renunciar a nossa vontade não é algo fácil de fazer. Ajuda-nos a não estar no controle e a ceder a direção da nossa vida ao teu Espírito Santo. Que diminuamos para que cresças em nós, esta é a nossa vontade, orando em teu nome. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário