Oração: O Caminho do Autoconhecimento
Texto Bíblico: Salmo 139.1-2: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos".
Reflexão: A oração é o caminho mais eficiente para o nosso autoconhecimento. Nenhum outro meio é tão eficaz de fazer o nosso autoexame, de remexer no fundo do nosso ser, os sentimentos, emoções, desejos e disposições que habitam em nós. É algo que permeia a nossa alma com uma força imensurável, mas, ao mesmo tempo, nos capacita a entender o que se passa dentro de nós. A oração nos permite perceber como somos e como Deus se faz presente em nossa existência: "O Senhor nos sonda e nos conhece". Orar nos faz perceber quando certa ação da nossa parte é apenas um ato corriqueiro e sem importância, ou nos indica que Deus quer a nossa atenção para determinada situação. É o meio que Deus usa para nos fazer ficar mais atentos ao que acontece à nossa volta. A oração nos lembra dos atos de Deus a nosso favor, os ensinos que aprendemos e os lugares e/ou situações onde Ele veio ao nosso encontro e nos ajudou. Mas a oração também nos leva a consciência, a experimentar um mergulho na profundidade do nosso ser e sondar o que existe em nosso coração. O Senhor penetra em nossos pensamentos e conhece cada ato que iremos praticar. Ele conhece as nossas inquietações, nossa conduta e dirige os nossos passos pelo caminho eterno. Somos desnudados diante do Pai, não há como encobrir os nossos atos e nem nos esconder através das mentiras que sempre aparecem nestes momentos, numa tentativa infrutífera de nos justificar. Quando fazemos esta sondagem sozinhos, sempre corremos o risco de sermos tentados a justificar, esconder, fugir das nossas responsabilidades, por meio de nossas racionalizações, que nunca serão toleradas na presença do Espírito Santo. Quando dependemos mais do nosso julgamento do que do Deus, facilmente encobrimos o nosso pecado e os pensamentos maus que tomam conta de nossa mente. Por isso do Espírito Santo precisamos olhar para dentro, nem para fora e nem para cima. A nossa oração precisa estar voltada para dentro, pois Deus não está nos céus, ou distante, mas perto de nós. Quando trilhamos o caminho do autoconhecimento, cavamos bem fundo, uma jornada interior que nos permite ter esperança de encontrar, através de nós mesmos, o caminho da graça e do amor que nos leva as profundezas de Deus. Como diria João Crisóstomo: Quando encontrarmos a porta do nosso coração, descobriremos a porta do Reino de Deus. Por mais difícil que seja, este caminho jamais deve ser abandonado!
Oração: Querido Senhor, não permita que tenhamos medo de nos conhecer verdadeiramente, pois sabemos que este exame nos liberta para ti. Portanto Pai, sonda-nos profundamente, observa os nossos caminhos, de maneira que o conhecimento nos liberte para viver de maneira abundante. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário