sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Aventura de Ser Pai

Só vim a entender meu pai completamente, quando tive nos braços meu filho. É algo simplesmente indescritível a sensação, quase divina, de ter nas mãos um ser humano fruto de sua vida.
Compreendi que, a partir daquele instante, a vida daquele criança tão linda (modéstia à parte meus filhos são lindos), era de inteira responsabilidade minha.
Toda a educação, a formação de seu caráter, o amor que precisaria e a fé que ele um dia poderia ter, tudo isso, seria minha responsabilidade ensinar e prover. Se ele um dia não tivesse nada disso, eu me culparia por não ter suprido.
Entendi naquele momento que as tantas vezes que apanhei, fiquei de castigo, as coisas que não tive, foram fruto da educação que meus pais planejaram para mim. Hoje, completamente sadio, algumas psicólogas não aprovariam a minha educação, me lembro com saudade e compreensão daqueles dias.
Eduquei meus filhos para que eles fossem justos, respeitosos, disciplinados e prontos para o mundo que iriam ter pela frente. Se muitas vezes precisei ser mais duro, discipliná-los de uma maneira mais firme, sempre foi para o seu bem e hoje vejo a correção disto em suas vidas.
Também fui um pai que, na medida do possível, dei o que eles precisavam. Pode até ser que tenha dado mais que devia, mas sempre fiz com todo amor no coração e faria tudo de novo se precisasse.
Hoje eles estão crescidos, cada um tem, de uma maneira ou de outra, sua vida, seus sonhos e seus desejos. Oro a Deus para que um dia eles possam ter a alegria de terem filhos, para que possam provar de tudo que vivi e, neste dia, ganharei netos para me tornar pai duas vezes.
Meu maior presente dos dias dos pais é ver meus filhos crescidos, sadios, vivendo com honestidade e adorando a Jesus como Senhor de suas vidas.
Para este pai, que segundo minha filha, que escrevendo no seu blog disse: "que pai tem um amor igual ao de mãe", posso dizer que vivi a maior das aventuras de amor: Fui Pai!
beijos
Mas só consegui ser, porque atrás de um grande pai, tem sempre uma esposa e mãe sábia e amorosa!

Um comentário:

G.R. disse...

Olá! Encontrei este blog pelos e-mails da diocese que tenho recebido...
_________________
Li o post...O que importa é sempre manter o equilíbrio dentro do profundo amor paterno. É inevitável uma associação com o amor de Deus que também é nosso Pai... e em Seu amor cabe tudo que cada um de nós precisa. Alegrias, tristezas, privações, correções... tudo na medida certa. O suficiente. Nem mais e nem menos do que precisamos. E sendo nós humanos, é normal que se coemtam algumas falhas. Mas pelo que você fala no post, você deu o mais importante que foi o seu amor. Parabéns -ainda que atrados- pelo dia de ontem. Que Deus derrame bençãos sem fim na sua vida e na de sua família.
Abraço grande e boa semana!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti