sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Nos Alimentando do Silêncio

Descobri que escrever num blog é uma tarefa difícil, principalmente para quem escreve todos os dias como eu. Diante de tantos escritos diários, fiquei muito tempo sem atualizá-lo.
Colocar aqui o que escrevo diariamente, ficaria sem sentido, porque não cumpriria o objetivo pelo qual este blog foi criado.
Pergunto ao Senhor: o que escrever? Talvez sobre o silêncio? Pois foi o único som que escutei.
Porém, ouvi outro dia um pregador dizer que o que nos move é a palavra. Mas será verdade isso?
Apesar de termos dois ouvidos e uma boca, não entendemos bem o sinal de Deus que devemos ouvir mais do que falar.
Precisamos falar, de preferência tendo muita gente para ouvir. Ninguém vai nos identificar como aquele que ouve bem, mas aquele que fala bem, que prega bem, que discursa bem.
Outro dia, escrevi um artigo e nele falava sobre um Curso de Escutatória, que o escritor Rubem Ales sugeriu, algo completamente inédito neste mundo.
Nossa espiritualidade foi completamente inspirada pelo mundo oriental, onde estar em silêncio é algo muito mais importante do que para nós ocidentais. Nós precisamos falar, nos expressar, comunicar o que pensamos. Mas parece que esta particularidade não foi bem aceita por nós.
Parece que o não falar demonstra uma incapacidade nossa de não ter idéias, de não compreensão da situação.
Até os nossos cultos perderam a capacidade de ser reflexivos, precisam ter barulho. Silêncio na igreja é algo do passado, precisamos de música, orações em voz alta e, se possível gritando, porque Deus parece estar surdo. Diante de tanto barulho, não me admiraria se estivesse.
Não existe um curso escutatória, mas seria muito bom que existisse. Quem sabe existiriam menos problemas de relacionais, em todos os níveis, porque teríamos a capacidade ímpar de compreender o que o outro pensa, como ele entende a situação e como ele nos vê.
Experimente ouvir mais; compreender mais; entender mais, quem sabe esta “escutatória” trará grandes transformações a sua comunicação e os outros poderão ouvir muito mais do que você tem a dizer.
Torne-se àquela pessoa que escuta bonito, não a que fala bonito. Que tenhamos um bom colo, onde o outro possa deitar cabeça e ser ouvido.

Fred Souto



“É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve” Rubem Alves

2 comentários:

Ronaldo Junior disse...

Graça e Paz,

Bela reflexão.
Sigamos o conselho de Tiago 1.19 "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".

No amor de Cristo,
Junior
www.juninhoacura.blogspot.com

Anônimo disse...

Não é sempre que encontramos coisas boas de ler na internet, e esse blog é sem dúvida muito bom de ser visitado. Obrigada pelo email, as vezes esquecemos que Deus é sim o que pode nos falar sem interesses escusos. Fique bem.

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti